Buscando sensibilizar as comunidades sobre os impactos ambientais associados à invasão do mexilhão dourado na bacia do Rio Paraná e ao ciclo de vida das macrófitas aquáticas, foi desenvolvido esse projeto com quatro colônias de pescadores do entorno da UHE Porto Primavera.
O Programa de Controle de Mexilhão Dourado realiza o manuseio para prevenir a dispersão do molusco em áreas não-invadidas e controlar sua população nas áreas em que eles já estão estabelecidos, evitando que haja comprometimento na geração de energia elétrica.
Já o Programa de Manejo e Monitoramento de Macrófitas Aquáticas acompanha o reservatório para avaliar o ciclo de vida das comunidades de macrófitas em termos de composição e distribuição das espécies, tamanhos das populações, localização dos agrupamentos e suas inter-relações com a qualidade de água. Dessa forma, é possível identificar interferência nos usos múltiplos da água e indicar medidas de mitigação.
Ao todo, foram realizadas oficinas presenciais sobre os temas Diagnóstico de Conhecimento sobre Macrófitas e Mexilhão, Mexilhão Dourado e Macrófitas Aquáticas. Também foram produzidos cartilhas e vídeos informativos que tiveram alcance de 520 pescadores das colônias.
Confira os detalhes de cada projeto abaixo:
Programa de Controle de Mexilhão Dourado
Programa de Manejo e Monitoramento de Macrófitas Aquáticas
Programa de Controle de Mexilhão Dourado
Programa de Manejo e Monitoramento de Macrófitas Aquáticas