Com 10,2 km de comprimento, a Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta – conhecida como Porto Primavera – possui a barragem mais extensa do Brasil. A usina está situada no Rio Paraná, formado pela confluência de dois grandes rios: o Rio Paranaíba, que provém da Região Centro-Oeste do país; e o Rio Grande, na divisa com o Estado de Minas Gerais.
Com 14 unidades geradoras de energia e 1.540 MW de potência de geração de energia, a usina produz o suficiente para abastecer um complexo urbano como a Região Metropolitana de Campinas.
A unidade também conta com um complexo de energias renováveis alternativas (usinas solares e eólica), que fazem parte de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Companhia.
Na área da UHE está a Reserva Particular do Patrimônio Natural Cisalpina (RPPN), que garante a preservação de 3.850 hectares de área natural e abriga mais de 259 espécies de fauna nativa da região. Além disso, o viveiro de mudas nativas da unidade tem capacidade para produzir 1,5 milhão de mudas por ano, sendo 200 de espécies de árvores da Mata Atlântica e do Cerrado.
A Usina Porto Primavera é o segundo maior ativo do Brasil a emitir certificados de energia renovável I-REC
Em 2020, iniciamos a venda de certificados I-REC (International REC Standard), sistema global que possibilita o comércio de certificados de energia renovável. A Usina Porto Primavera foi cadastrada para a venda deste certificado e se destaca em segundo lugar como maior ativo do Brasil a emitir certificados de energia renovável.